quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Matéria do dia - O Parque



O Parque do Ingá é uma unidade de conservação florestal que preserva o traçado inicial da cidade, com suas belezas naturais, santuário ecológico em pleno centro urbano e orgulho de todo Maringaense. Há alguns anos um dos programas preferidos da população era um passeio no Parque do Ingá onde todos desfrutavam de todas as suas belezas, participando de atividades recreativas e educativas. Porém, nos últimos anos, o que ocorre é que o estado de conservação é péssimo. Os poucos macacos que ali habitavam já imitavam os papagaios, que se achavam os gatos-do-mato (será que lá tinha?), e estes se perdiam na selva iguais aos quatis. O leão já sem barba, imitava o presidente Lula, não sabia e não queria saber de nada. Era triste a situação até a remoção destes animais, dias atrás. Chegou-se ao ponto de retirar os animais, tradição do Parque, ponto turístico da cidade.

Na última semana foi colocada em pauta a possível privatização do Parque do Ingá. De acordo com o prefeito Silvio Barros em 04.09.2007 (www.maringa.com), a privatização poderá ser realizada para a exploração de atividades recreativas e de lazer, restaurante e loja de souvenir, porém com a condição de não haver cobrança na entrada. Pura ilusão!!!!! E da onde virão as receitas para a manutenção do Parque? Dos R$2 do estacionamento? Ou o refrigerante irá custas R4,50 ? E o típico passeio de trem?

Não acredito que a concessão do Parque do Ingá resolverá os problemas que ali “corroem” a fauna e a flora.

- > Por Michael Hisao Ladeira, Técnico Ambiental. ECOnsult, Assessoria e Consultoria Ambiental.
Quer saber mais ? Alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadula Gastão Vidigal estudaram o assunto. click aqui .

Nenhum comentário: