segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Pena de Morte: Contra ou a favor ?

Ultimamente, em nosso país, logo em seguida a um crime contra a vida, como um latrocínio (roubo seguido de morte) ou um homicídio praticado contra menor, ou ainda, homicídio com requintes de crueldade volta à tona a discussão a respeito da pena de morte no Brasil.
Não sei perceberam, mas é que a cada quinzena o assunto toma mais calor. É simples: os crimes contra a vida, com artifícios de maldedade, praticados por ou contra menores caiu na rotina.
A criminalidade é proporcional a globalização, ao aumento de renda das classes mais favorecidas, ao desemprego, e ainda, uma das principais, a substituição do homem pelas máquinas nos meios de produção. SIM, é um ciclo viciosa que resulta na criminalidade.
É também a falta de policiamento nas fronteiras, divisas com a Colômbia favorecem o tráfico de drogas, que clientelam principalmente os jovem "sem oportunidades", como também a ausência dos pais na educação dos filhos.
Pesquisas realizadas no país todo apontam às drogas como principal combustível dos crimes, sejam contra a vida (homício, lesão corporal, etc..), sejam contra o pátrimômio (furto, roubo, etc.).
A questão da pena de morte não é tão fácil de ser resolvida assim, com uma pergunta. Se fosse a solução do problemas da criminalidade não veríamos assassinatos cruéis no E.U.A, ou ainda, em país como a Tailândia, onde um "simples" (entre aspas porque no Brasil muitos carregam no bolso) tráfico de drogas, acarreta em Pena de Morte (temos um brasileiro aguardando sua vez).
Pesquisa veiculada no jornal de Maringa, O Diário do Norte do Paraná, na edição de ontem e hoje, 09 e 10 de setembro, fl.A9, informa pesquisa realizada pelo DATAFOLHA, em que 70% dos Brasileiros são a favor de Plebiscito sobre a Pena de Morte.
Isso demonstra o que acontece na realidade porque quando somos questionados (se somos a favor ou contra a Pena de Morte) não sabemos ao certo a resposta, ou as vezes, não sabemos justificá-las. Todos querem saber o que os outros acham a respeito, mão não temos uma posição concreta e justificada. No vácuo da reportagem de O Diário, citada acima: " RESTA O PARADOXO: É POSSÍVEL PROTEGER A VIDA PROMOVENDO A MORTE ? ".

Um bom dia a todos.
Pimenta Maringá... avante!

OBS.: VOTEM NA PESQUISA, queremos saber sua opinião !!

Nenhum comentário: